Sobre o novo plano de sócios, parte I

Buenas, o assunto do momento é o novo plano de sócios do Avaí, aprovado na última reunião do Conselho Deliberativo (mas não por unanimidade, como está no site do clube). Um plano cuja boa novidade é a de incluir preço reduzido para estudantes e idosos. Tem também um desconto de 17% para pagamento por meio de débito em conta corrente ou anuidade (parcela única no início do ano). OK, isso é bom. Mas, no mais, o plano Sempre Avaí avança muito pouco em relação ao Sócio Coração, que ficou conhecido nas arquibancadas da Ressacada como Sócio Exploração.

É verdade que há redução da mensalidade nos setores B, C, D, E, G e H. Mas achei tímida demais para provocar uma adesão em massa ao novo plano. O valor da mensalidade masculina mais barata (R$ 50,00) é apenas pouco menor que o pacote PFC para Série B e Campeonato Catarinense (R$ 59,90, segundo o site da NET). E com o pay-per-view o torcedor tem as vantagens de:

– não pegar fila pra ir nem pra voltar;

– não pegar chuva nem frio;

– não gastar com gasolina e estacionamento nem se incomodar com flanelinha;

– poder assistir, por R$ 59,90, a um jogo com a mulher, o filho, o neto, a prima, o vizinho, etc.;

– poder beber sua cerveja enquanto assiste à partida;

– poder assistir não só aos jogos do Avaí, mas de todos os times envolvidos nos dois campeonatos, bastando apertar um botão para isso.

O PFC, portanto, vai continuar tirando muita gente da Ressacada.

O plano Sempre Avaí foi idealizado por profissionais da área de marketing do Avaí, que possuem formação em marketing. Excelente. É bom saber que no clube há gente com formação atuando nos setores estratégicos do clube. Mas até por essa qualificação dos profissionais avaianos, senti falta na apresentação do novo plano ao Conselho Deliberativo de dados  relativos ao público-alvo. Quantos avaianos somos? Onde estamos? Qual o perfil da nossa torcida? Somos mais classe A, B, C, D ou E? Quantas pessoas podem pagar os valores mencionados no plano? Não foi mencionado nada disso. (obs.: foi mostrada uma pesquisa que aponta o Avaí como clube catarinense de maior torcida, mas sem maiores detalhes)

O que foi mostrado foi uma comparação entre os valores que serão praticados pelo Avaí e os valores das mensalidades equivalentes adotados por Criciúma e Figueirense. Bom, com certeza é necessário fazer o benchmarking, mas não pode ser a única referência para valores. As regiões de Florianópolis e Criciúma têm tamanhos, perfis populacionais e opções de lazer bem diferentes. Não temos como comparar as divisões (o Figueirense está na A) e os momentos (male-male, mas o Criciúma foi vice estadual e não foi rebaixado, como nós) dos três clubes.

Também não dá para comparar o transtorno que é o acesso à Ressacada (hoje está pior na saída; na ida, melhorou muito) com a facilidade de chegar ao Heriberto Hülse e ao Orlando Scarpelli, estádios localizados em regiões populosas e de trânsito muito menos complicado. Até por isso, tenho a opinião de que, em condições iguais de campeonatos e divisões, jamais o Avaí poderá cobrar o mesmo valor de mensalidades e ingressos que o Figueirense. Temos uma grande desvantagem competitiva: o acesso.

O embasamento do novo plano em uma pesquisa mercadológica (para conhecer o público-alvo) foi questionado na reunião pelo conselheiro Adir Júnior. A resposta foi a de que, além de Criciúma e Figueirense, outros clubes foram analisados. Não era essa a resposta certa à pergunta.

Comento mais sobre o que achei (afinal, este é um blogue de opinião) sobre o novo plano de sócios em um post amanhã.

(A foto mostra o superintendente de Negócios do Avaí, Daniel Vicente, apresentando o plano Sempre Avaí ao Conselho Deliberativo. Crédito: Site do Avaí)

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