Média de público: Avaí cresce 25,6%

Gosto de acompanhar a média de público do campeonato e dos times individualmente. Tenho numa planilhinha os públicos pagantes de acordo com os borderôs divulgados pela FCF, rendas etc. Mania de louco. Pois bem, aproveito essa manhã para mostrar a vocês alguns dados. O texto pós-jogo de Volta Redonda x Avaí entra mais tarde, blz? Sigam-me os bons.

Média de público pagante

O Joinville continua na liderança nesse quesito, com 6.726 pagantes por jogo. No entanto, o time do Norte não deve chegar à semifinal e pode (é bem provável) perder a ponta para o Criciúma, que vem com 6.612 pagantes por partida. Briga boa. Com o público do clássico, o Avaí chegou ao terceiro lugar, com 4.416 pagantes em média, ainda bem atrás dos dois tricolores.

A média de público avaiana em 2013 é 25,6% maior que a do ano passado nessa mesma etapa do campeonato (faltando um jogo em casa para o fim da primeira fase). Isso significa exatamente 900 pessoas a mais por jogo, consumindo comida, bebida, estacionamento, produtos da loja etc. A campanha é bem parecida e até um tiquinho pior que a do ano passado: tínhamos um ponto a mais em 2012 (26 contra 25).

A média geral do campeonato é de 2.908 pagantes por partida. Apenas os quatro grandes (o Figueirense é o quarto, com 4.010) estão acima dela. Poderia ser melhor se a Chapecoense não tivesse atuado em Xanxerê em 75% de seus jogos e se o Figão não tivesse aquela partida em Joinville contra o Atlético.

Maior público

Foi o do clássico de domingo, com 10.732 pagantes. O segundo melhor público ocorreu no mesmo dia: 10.312 pagantes para Criciúma 3×0 Joinville. Foram os dois únicos jogos com mais de 10 mil pagantes.

Lotação dos estádios

É difícil de obter com precisão porque as capacidades dos estádios variam conforme a fonte. Busquei no Cadastro Nacional de Estádios da CBF, sites dos clubes e notícias divulgadas na imprensa desde janeiro. Quem tem o melhor percentual de lotação de estádio pelo meu levantamento é a Chapecoense, com 40,1%, ajudada em parte por ter atuado em seis partidas no pequeno Josué Anonni.

Em seguida, vêm o Metropolitano (32,8%) e o Criciúma (30,05%), bem pouquinho à frente do Joinville (30,02%). O Guarani, ajudado por avaianos e alvinegros, aparece em quinto, com 29,1%. Esses são os times que estão acima da média geral do campeonato, que é de 25,8%. O Avaí está um pouco abaixo disso, em sexto nesse ranking, com 25,2% de lotação da Ressacada.

Tanto a média do Avaí quanto a geral do campeonato apontam 3/4 de espaços ociosos nos estádios. É muita coisa e desvaloriza o produto.

Relação público/população das cidades

Essa é uma relação curiosa. Se olharmos apenas a média de público do Atlético Hermann Aichinger, é possível que a consideremos muito ruim: 978 pagantes por jogo, apenas a oitava entre 10 clubes. Mas, vejam só, Ibirama tem somente 17,3 mil habitantes. Isso significa que a média de público do Atlético corresponde a 5,6% da população da cidade, disparado o maior índice entre todos os times do estadual. Se conseguissem a mesma proporção, Avaí ou Figueirense teriam 23,6 mil pagantes por partida (o que é impossível, pois as capacidades dos estádios não permitem).

O Criciúma tem uma média de público pagante equivalente a 3,4% da população da cidade, e a Chapecoense, 3%, fazendo a média dos seis jogos em Xanxerê e dois em Chapecó. O Avaí é o quinto, com 1%.

Anúncios

0 Responses to “Média de público: Avaí cresce 25,6%”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: