Live and let die

What does it matter to you?
When you got a job to do
You got to do it well
You got to give the other fellow hell

(Live and let die, de Paul McCartney & The Wings. Tradução aqui)

A rivalidade histórica entre Avaí e Figueirense ganhou força nos últimos anos. Houve por parte dos torcedores maior valorização dos times da terra (até a década de 1990, clubes cariocas e, em menor medida, paulistas ainda despertavam muita paixão em Florianópolis), os dois chegaram a frequentar a Série A do Campeonato Brasileiro e, principalmente, voltaram a fazer duelos importantes e decisivos, depois de mais de duas décadas à sombra dos times do interior do estado (principalmente Joinville e Criciúma).

Desde 2006, sempre houve um Avaí x Figueirense que foi decisivo para alguém. No jogo de hoje, a vida deles no campeonato não está em jogo, mas a nossa pode ficar por um fio em caso de derrota (toc, toc, toc). Embora não haja possibilidade de ser eliminado neste domingo, o Leão precisa bastante da vitória, já que seus adversários diretos jogam entre si (Criciúma x Joinville e Atlético x Metropolitano) – ou seja, pelo menos dois deles vão pontuar.

Ainda não é vida ou morte, mas é fundamental. Pra cima deles, Leão!

Avaí x Figueirense desde 2006

2006 – Na última rodada da segunda fase, o Figueirense estava em segundo no grupo, e o Avaí era o quarto (e último), mas ainda tinha chance de classificação. Deu Figueirense por 4×1, e os figões foram à semifinal.

2007 – Na antepenúltima rodada do returno, o já eliminado Figueirense derrotou o Avaí por 1×0 na Ressacada, com gols aos 45 minutos do segundo tempo, e tirou do Leão a chance de conquistar o returno (brigava com Criciúma e Chapecoense) e ir à final do campeonato.

2008 – No clássico do returno, no Scarpelli, o Avaí precisava da vitória para continuar com chance de conquistar o returno e tentar ir à final contra o próprio Figueirense. Venceu por 2×0.

2009 – Ainda faltavam três rodadas para o fim do returno, mas o empate por 1×1 na Ressacada deixou o Figueirense com chances ínfimas de classificação. O Avaí seguiu na disputa pela vaga ao quadrangular semifinal.

2010 – Na final do segundo turno, que valia vaga na decisão do campeonato contra o Joinville, Avaí e Figueirense empataram por 1×1 na Ressacada, resultado que classificou o Leão, time de melhor campanha, para a final do estadual.

2011 – O Avaí derrotou o Figueirense por 2×0 no Orlando Scarpelli, em jogo único pela semifinal do returno no qual o time da casa tinha a vantagem do empate.

2011 (II) – Na última rodada da Série A, o já rebaixado Avaí empatou por 1×1 com o Figueirense, que ainda brigava pela vaga na Taça Libertadores da América (precisava da vitória para ter chance).

2012 – No clássico do returno, o Figueirense poderia eliminar o Avaí do campeonato estadual. Vencia por 2×0, mas permitiu o empate azurra nos minutos finais, deixando o Leão ainda vivo na competição. Mesmo assim, os figões gritavam “eliminados!” para nós no fim do jogo (sei disso de fonte segura: eu mesmo, que estava lá). Como diriam na internet: hauhahhauhauhuahauhauah.

2012 (II) – O Avaí não foi eliminado (huahuaahuhaah), seguiu até a final do Catarinense, reencontrou o Figueirense e ganhou duas vezes: 3×0 na Ressacada e 2×1 no Scarpelli, voltando a ser, sozinho, o mais vezes campeão de Santa Catarina, título que os figões nos haviam roubado em 2006 (e que, antes disso, era nosso desde 1943).

Anúncios

0 Responses to “Live and let die”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: