Marquinhos e o clássico

Os alvinegros costumam pegar no pé da avaianada dizendo que o Marquinhos nunca fez gol em clássico. É verdade. O Galego, que tem média aproximada de um gol a cada quatro jogos na carreira, ainda não fez nenhum em 10 clássicos (é o número de clássicos dele que tenho. Se estiver errado, fiquem à vontade para corrigir).

Por outro lado, como mostra vídeo feito pelo Rafael Eleutério, do Minha VidAvaí, de cruzamentos do Marquinhos já saíram cinco gols do Avaí em clássicos. Em 10 jogos, dos quais em dois ele veio do banco, é uma boa média.

O desempenho do Avaí com Marquinhos em clássicos é mediano. Em 1999, ele era um guri de 17 anos e apenas entrou no decorrer de duas partidas. Uma terminou empatada e a outra, com vitória do Figão. Nos outros oito jogos em que ele foi titular, somamos duas vitórias, três empates e três derrotas, pelas minhas contas. Temos o argumento qualitativo de que uma dessas vitórias eliminou o co-irmão do estadual de 2011, com dois gols de cabeça em dois cruzamentos do Galego. Já as vitórias deles não valeram mais que três pontos.

Curiosamente, Marquinhos tem a mesma campanha em clássicos que Adílson Heleno atuando pelo Avaí: 2v, 4e, 4d, números não muito expressivos se comparados aos de alguns dos grandes vultos da história azurra (mais aqui). Hay que relativizar: nada menos que sete (ou 70% do total) desses clássicos foram no Scarpelli, na casa deles. É verdade que, em três jogos na Ressacada, o Galego ainda não venceu, mas é um amostra muito pequena (ele ficou três jogos invicto no Scarpelli, por exemplo).

Marquinhos não é, para o Avaí, apenas mais um bom jogador. Ele é a referência técnica do time atual e, no mínimo, o grande jogador do clube no século XXI (talvez o melhor dos últimos 30 anos, ou o maior da história, como dizem alguns – eu discordo dessa última afirmação). É por isso que se espera tanto dele no clássico. Que ele faça gol, seja decisivo, leve o Avaí a grandes vitórias. Futebol para isso ele tem. Quem sabe amanhã. Talvez saia o tão esperado gol e venha a primeira vitória na Ressacada.

Os clássicos de Marquinhos

03.06.1999 – Figueirense 0-0 Avaí (entrou no decorrer do jogo)

25.07.1999 – Figueirense 2-1 Avaí (entrou no decorrer do jogo)

10.02.2008 – Avaí 0-3 Figueirense

30.03.2008 – Figueirense 0-2 Avaí (o primeiro gol saiu depois de cruzamento de Marquinhos)

05.02.2009 – Figueirense 1-1 Avaí (o gol do Avaí saiu de cruzamento de Marquinhos)

15.03.2009 – Avaí 1-1 Figueirense (o gol do Avaí saiu de cruzamento de Marquinhos)

06.02.2011 – Figueirense 2-2 Avaí

03.04.2011 – Avaí 0-1 Figueirense

24.04.2011 – Figueirense 0-2 Avaí (o Leão eliminou o rival do estadual, com dois gols de cabeça em cruzamentos de Marquinhos)

16.02.2013 – Figueirense 1-0 Avaí

Anúncios

0 Responses to “Marquinhos e o clássico”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: