Dia de Reis

Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa
De Santo Reis

(“A festa de Santo Reis”, de Tim Maia)

Estava um domingo bom para pantufas, pijamas e um edredom quentinho, mas quem não é disso – como eu, meus amigos e mais uns 100 avaianos – encarou os 190km e a chuva para ir a Jaraguá do Sul ver o Avaí vencer, com mais dificuldade do que deveria, o decadente Juventus. A ida valeu pela amizade, por saborear uma boa cuca (a de Jaraguá é a melhor de Santa Catarina e, consequentemente, do mundo) e para ver a bela atuação de Reis, esse centroavante que surpreende a cada jogo. Ontem, ele fez um gol, deu passe para os outros dois e criou as melhores chances do Leão.

Em duas partidas com campo pesado, a principal qualidade de Reis, a força, sobressaiu-se. Nosso centroavante faz bem o trabalho de pivô e chuta bem com a canhota – quando a bola caiu no pé direito, porém, nada deu certo. Três gols e dois passes para gol em três jogos seguidos como titular são belos números. Que continue assim. Vida longa ao nosso Reis.

A fragilidade desse novo Juventus, com jogadores e até o treinador emprestados de um time da terceira divisão estadual (o Jaraguá), ficou evidente nas duas partidas mais recentes, contra o Camboriú em casa (derrota por 3 a 1) e o Atlético fora (derrota por 3 a 0). Pode ser que o campo pesado por causa da chuva tenha nivelado o jogo por baixo, mas a dificuldade encontrada pelo Avaí para vencer o time jaraguaense ficou além do esperado.

Tivemos pouca criatividade (Marquinhos fez má partida), tanto que dois gols saíram de lançamentos longos, e nossa zaga teve mais uma atuação muito ruim. Além de falhas de posicionamento inexplicáveis para jogadores que já atuaram juntos diversas vezes, cada cruzamento juventino era um cagaço. O gol de empate, não por acaso, foi de cabeça, logo depois de o Juventus ter ganho pelo menos outras duas disputas aéreas.

Falando em cruzamento, continua a incapacidade de nossos laterais em ir à linha de fundo e fazer jogadas de overlapping (COUTINHO, 1978). Preferem fazer cruzamentos infrutíferos da intermediária. Tem que corrigir isso aí, Ricardinho (o treinador). Já Ricardinho (o volante) teve boa atuação novamente, assim como contra o Criciúma. Ficamos com um meio bem mais leve com ele. É de se pensar se uma formação com Alê, Eduardo Costa e Marquinhos, só com Jéferson Maranhão pra correr, terá vida longa.

Chove? Faz frio? Quem se importa? Urra, Leão!

Ricardinho (o treinador) cometeu um erro, ao meu ver, no segundo tempo. O Avaí tinha o contra-ataque na mão e ele decidiu tirar Roberson (ok, não jogou bem) e Jéferson Maranhão para colocar Marrone e Julinho. Resultado: perdemos a velocidade. Tinhamos contra-ataques puxados por jogadores lentos, como Reis, Marquinhos e Julinho. Não funcionou. Deveria ter entrado Rodriguinho, fato que só ocorreu depois do 2 a 2.

No fim das contas, foram mais três pontos, que colocam o Avaí em quarto lugar na classificação geral, com os mesmos 19 pontos do Metropolitano, mas com uma vitória a menos. Ainda assim, se o campeonato terminasse hoje (tá, não termina), estaríamos fora da semifinal, pois o Atlético, quinto na classificação geral, é o líder do returno. Tem que ficar ligado nisso aí.

Para quinta-feira, contra o Guarani, que vem de sete pontos somados em três jogos, temos que melhorar bastante em relação a domingo. Mais uma vez, são três pontos que não podemos deixar escapar.

Anúncios

4 Responses to “Dia de Reis”


  1. 1 Thiago T. Laurentino 25 de março de 2013 às 11:31

    Ao meu ver, o Avaí provou que, ao levar 2 gols do Juventus (com todo o respeito), realmente não temos um sistema defensivo, nossos zagueiros, deixam muito espaço, e alguém diz pro Alef, que quando o atacante não tem ângulo pro chute, ele fará o corte, é só parar na frente dele. Achei que Ricardinho mexeu mal, ao tirar Roberson, tentou corrigir, colocando Rodriguinho, mas sem sucesso. Marquinhos foi muito abaixo do que esperávamos, ainda recebeu um cartão, e acho que está pendurado, cuidado pra não tomar o terceiro.Julinho, mais uma vez, recebeu uma oportunidade e ele mesmo se encarrega de jogar fora, quer dá toque de letra, não pega ninguém, erra muitos passes. Reis pra mim foi o destaque, outra vez, muito participativo, não tem medo de chutar, joga com a cabeça erguida, serve os companheiros, fez um dos gols e esse com o pé direito, ao meu ver achamos nosso camisa 9 que a muito estava perdido.
    Mas o que valeu, foi a vitória e a ótima rodada para o Leão, estamos a 2 pontos do lider do returno, entramos no G-4 da classificação geral, tendo ainda um confronto direto com o 3º colocado, e é esta a posição que devemos mirar, o 3º lugar do geral, pois se não formos o campeão do Returno, e a Chapecoense também não for, entrará pelo indice técnico o 2º e o 3º lugar do Geral, temos que ser inteligentes e jogar com o regulamento debaixo dos braços.
    Bem ainda temos uma grande controvérsia para o dia do jogo, ontem as rádios e televisão dava como 4ª Feira (27/03), no site do clic, dá todos os jogos no dia 27/03. Já o site do Avaí está para o dia 28/03. Eu particularmente prefiro na Quarta, até por que me parece que será tempo seco neste dia, vamos aguardar.
    Um abraço!!

  2. 2 George 25 de março de 2013 às 16:38

    Felipe, acho que agora vai. Ontem tivemos mais sorte que juízo.
    Sorte de campeão.
    Abraço.

  3. 3 felipefbs 25 de março de 2013 às 22:16

    Thiago,

    realmente nossa defesa vai muito mal. Já são 22 gols sofridos em 13 jogos. Não achei que o Roberson foi tão bem, mas, quando ele saiu, deveria ter entrado o Rodriguinho. Marquinhos realmente esteve muito abaixo e me surpreendeu ter entrado na seleção da rodada. Quanto ao Julinho, se não fosse tão presepeiro, seria muito útil, pois sabe jogar. Sobre o Reis, concordo, está indo muito bem. Detalhe que o gol dele de pé direito foi só um toque praticamente sem goleiro (saiu mal o goleirinho deles), porque, em outras duas vezes que a bola caiu no pé direito, saíram chutes fraquinhos, hehe.

    O jogo contra o Guarani tá marcado pra quinta mesmo, 21h. (http://www.fcf.com.br/tabela-divisao-principal-2013-2/).

    Abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: