A média continua

Chutar cachorro morto agora seria fácil. Falei quando ele veio que seria uma boa aposta e continuo achando que foi, talvez encerrada precipitadamente.

Sérgio Soares chegou ao Avaí com boas credenciais – não fantásticas, mas boas. Pelo Santo André, foi quarto colocado no Paulista de 2005, vice na Série B de 2008 e vice no Paulista de 2010. No Grêmio Barueri, conseguiu o acesso da Série C para a B em 2006. Com o Atlético Paranaense, foi quinto colocado na Série A em 2010, ficando perto da Libertadores. Seu único título, um Paulista da Segunda Divisão com o Santo André, em 2008.

Se não era um gênio da bola, Soares também não deveria ser uma anta completa. Fez bons trabalhos em 2005, 2006, 2008 e 2010 (em dois clubes). Não sei sobre os bastidores de sua saída, sei que o time do Avaí não evoluía, mas, fica a questão: será que era culpa dele?

Trocar técnico não é novidade no Avaí. A média é de três por ano. O próximo que vir será o de número 33 desde 2002 (na lista ali, falta o 32, que foi o Soares). Tem gente que achar normal, que é isso mesmo, tem que dar satisfação à torcida, criar “fato novo”, mas, pra mim, é muito. Não há continuidade, planejamento, nada.

Deu certo em 2012 com Hémerson Maria, deu errado tantas outras vezes e na melhor fase do Avaí na gestão Zunino (2008-2010), o acesso à Série A e os dois títulos foram conquistados com treinadores que iniciaram e terminaram os campeonatos(Silas e Péricles Chamusca).

Cotado para voltar ao Leão, Silas teve um desempenho muito ruim no primeiro turno do campeonato de 2009. Apenas 13 pontos em nove jogos, só um a mais do que somamos em 2013. No segundo turno, melhorou muito, foi à final e ficou com a taça. Teve tempo para fazer isso.

Ainda sobre a saída do Soares, recomendo a leitura do ótimo texto do Rafael Eleutério, do Minha VidAvaí, que reproduzo abaixo. Os grifos são meus.

Sérgio Soares já vai muito cedo

Ao contrário do que o torcedor brasileiro acostumou-se a ver todos os anos, com a passagem de 3 a 4 treinadores por temporada em alguns times, como no caso do Avaí,  esse rodízio não é o normal e muito menos o saudável aos clubes
 
Essas constantes trocas só fazem onerar os caixas das instituições, sem que tenham resultados garantidos. A tendência, aliás, é que não façam diferença a ponto de se justificarem. Faz-se um elenco inteiro conforme as indicações do técnico que iniciará o ano e cogita-se demiti-lo após uma série de 10 resultados ruins. 
 
Infelizmente, ainda existem dirigentes que não conseguem enxergar a necessidade de continuidade de um trabalho. Que não compreendem que perder um campeonato sendo vice ou oitavo colocado é a mesmíssima coisa. Mas, principalmente, que não observam o óbvio: se o técnico é tão temporário, ele que deve adequar-se o máximo que puder ao elenco de que o clube dispuser
 
Se os técnicos pretendidos só aceitam fechar contrato sob a condição de trazerem mais uma carrada de jogadores, descarte-se a hipótese de suas contratações. Mesmo sabendo que seria praticamente impossível contratar alguém para comandar o time, o Avaí é um clube que não pode reclamar disso. 
 
Tivemos um técnico competente, com visão de longo prazo e habilidade em tirar o melhor do elenco e que praticamente caiu do céu. Hemerson Maria foi demitido quando todos viam que não se poderia tirar mais daquele time. Saiu com o time na sétima colocação e terminamos o ano na sétima colocação, com a diferença de termos aumentado enormemente nossas dívidas já gigantes. 
 
O nosso Leão é um caso gritante de erros nesta área tão intimamente ligada a uma palavra inexistente nos escritórios da Ressacada: planejamento. Independente de Sérgio Soares não ter alcançado os resultados desejados, de não ter a simpatia do grupo de jogadores, foi embora muito cedo. Ao menos em relação ao que precisamos.
Anúncios

0 Responses to “A média continua”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: