Quanto falta?

O Avaí terminou o primeiro turno de 2012 com 15 pontos, três a mais do que temos em 2013 ao fim da mesma etapa do campeonato. Para chegar às semifinais, somamos mais 17 pontos no returno (10 nos últimos quatro jogos) e terminamos em terceiro lugar na classificação geral.

Não sei quanto será a “nota de corte” neste ano. No momento, o quarto colocado, o mesmo Joinville, tem 14 pontos. Se o segundo turno repetir o primeiro, 28 pontos seriam o suficiente, mas não é bem assim que funciona. E há o risco – pequeno, mas há – de o campeão do segundo turno ser um time que não estará entre os quatro primeiros na pontuação geral. Nesse caso, o quarto colocado na pontuação ficaria fora da semifinal.

Em 2010, o campeonato já tinha 10 times (em 2009, eram 12), e o quarto colocado no somatório dos dois turnos, o Imbituba, fez 27 pontos. O quinto colocado, o Atlético de Ibirama, também.

O mesmo ocorreu em 2011. Nós, com 27 pontos, ficamos em quarto na soma dos dois turnos. O Joinville, igualmente com 27, foi o quinto.

Em 2012, a pontuação dos primeiros colocados foi mais alta. Quarto colocado na soma dos dois turnos, o Joinville fez 31 pontos. Metropolitano (29), Atlético de Ibirama (28) e Criciúma (27) fizeram pontos suficientes para ser quarto em outros anos. Isso ocorreu porque o campeonato passado teve não só um, mas dois grandes sacos-de-pancada, o Brusque (oito pontos) e o Marcílio Dias (sete). Os muitos pontos que eles deixaram de ganhar foram pra turma de cima da tabela, e a nota de corte foi mais alta. Coisa semelhante ocorreu na Série B ano passado, lembram?

Por isso, é melhor para nós que Camboriú e Guarani, os últimos colocados hoje, não se desgarrem do resto e fiquem na briga até as rodadas finais, roubando pontos dos times da parte de cima da tabela. Menos os nossos, claro.

E pra ser campeão do segundo turno, istepô?

É verdade, essas contas talvez nem sejam necessárias. Basta vencer o segundo turno. E quantos pontos serão necessários para isso?

A pontuação dos primeiros colocados de turno desde 2010 variou de 16 (Figueirense, no primeiro turno de 2011) a 22 (Chapecoense, no segundo turno de 2011 e no primeiro turno de 2013). Joinville e Avaí no primeiro e segundo turno de 2010 fizeram 19 pontos, e o Figueirense fez 20 pontos nos dois turnos de 2012.

É por aí. Com 19 ou 20 pontos no returno, o Avaí pode conquistar o segundo turno e, mesmo que não o vença, acho que essa pontuação é suficiente para classificação por índice técnico.

Anúncios

0 Responses to “Quanto falta?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: