Nós e o Scarpelli

Todos sabem que o Avaí não perde no Scarpelli desde 2007. São 10 clássicos de invencibilidade, com cinco vitórias e cinco empates (estive presente em oito desses jogos). Uma segunda casa nossa, eu diria.

Mas não é de hoje que o Avaí dá-se bem no terreno do rival. Temos boas histórias pra contar no Scarpelli.

Clássicos

Comecemos pelo começo. De acordo com o livro Figueirense x Avaí – o clássico de Florianópolis, de Jairo Roberto de Sousa, o Avaí venceu os dois primeiros clássicos disputados no Scarpelli, dois amistosos em 1961, ambos por 1×0.

Aliás, alvinegro adora falar que tem mais vitórias na Ressacada, mas não sabe que o Avaí teve vantagem nos primeiros 60 clássicos disputados no Scarpelli. Foram 19 vitórias, 23 empates e 18 derrotas nesse período (1961-1979). A vantagem avaiana chegou a ser de três vitórias (15 vitórias, 15 empates e 12 derrotas) em 1976. Os números foram obtidos a partir do livro citado anteriormente neste post, de autoria de um historiador alvinegro.

Ah, e as duas maiores goleadas em clássicos no Scarpelli ocorreram em vitórias do Avaí, ambas por 4×0, nos estaduais de 1981 e 1982.

Títulos

Dois dos 16 títulos avaianos no Campeonato Catarinense foram conquistados no Orlando Scarpelli (enquanto isso, eles nunca foram campeões na Ressacada). Em 1975, a final foi disputada numa “melhor-de-três”, com todos os jogos no Scarpelli. Elas venceram o primeiro por 3×2. No segundo, demos uma surra: 3×0. No terceiro, Juti marcou um dos gols mais importantes da história avaiana, vencemos por 1×0 e fizemos festa no nosso salão de festas favorito.

Em 2012, a história se repetiu. Avaí e Figueirense na final. Sacola nossa por 3×0 na Ressacada e mais uma vitória, por 2×1 (fora o baile), no Scarpelli. Taça e volta olímpica no campo do rival de novo. Que lindo!

Somando-se todas as finais de estaduais, foram disputadas cinco partidas no Scarpelli, com três vitórias do Avaí e duas do Figueirense. Na Ressacada, foram dois jogos, com duas vitórias do Leão, que não sofreu nenhum gol (2×0 em 1999 e 3×0 em 2012). Mas, ok, eles têm mais vitórias no nosso estádio. Realmente preocupante.

Torneios de elite

O Avaí mandou no Scarpelli seus jogos pela Série A na década de 1970 (1974, 1976, 1977 e 1979). Foi lá, portanto, que conseguimos nossa primeira vitória na elite nacional: 3×0 contra o Remo em 1974. Também no Scarpelli tivemos nosso maior público em jogos de Série A (que não tinha esse nome na época, mas me deem a licença poética): 19 mil pagantes numa derrota por 0x4 para o Internacional em 1976.

E os confrontos contra o Figueirense no Scarpelli por Série A e Copa do Brasil? Foram quatro, com três vitórias nossas e só uma do co-irmão. Vencemos por 1×0 na Série A de 1976. Metemos duas buchinhas (2×1) na Copa do Brasil de 1999. E mesmo com Felipe Mãos-de-Alface, Dirceu, Gustavo Bastos, Romano e Acleisson, vencemos de virada por 3×2 na Série A de 2011.

Como vimos, o Scarpelli é um estádio bastante simpático a nós.

Anúncios

0 Responses to “Nós e o Scarpelli”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: