Participar ou assistir?

Estou viajando desde quarta, por isso deixei programados textos não tão factuais. Volto em breve.

Um dos clubes grande mais atrasados em sua política interna, ainda preso a ranços e práticas do tempo do antanho e a um italianismo de quermesse, como diz o amigo virtual palmeirense Fernando Cesarotti (descendente de italianos, pois), o Palmeiras deu um grande passo rumo à maior participação de sua torcida na vida do clube. A eleição de segunda-feira, que levou Paulo Nobre à presidência do clube, foi a última “indireta”, ou seja, feita pelo Conselho Deliberativo. A partir da próxima, em dezembro de 2014 (sim, são só dois anos de mandato), os sócios poderão votar para presidente.

O Palmeiras segue o exemplo de clubes como o Grêmio, que desde 2004 adota voto dos sócios para presidente do clube. Já no Internacional, há uma votação prévia, entre os conselheiros (o conselho é renovado parcialmente a cada dois anos), para definir os dois candidatos que concorrerão ao voto dos sócios. Em ambos os casos, o mandato é também de dois anos.

São modelos diferentes, mas que levam todos a uma maior participação do torcedor (por meio dos sócios, no caso) na vida do clube. Embora clubes de futebol sejam entidades privadas, como gostam de repetir sempre que é de seu interesse, assumem um status de quase uma instituição pública também quando interessa. “O clube é nosso, vamos ajudar!”, e por aí vai. Mas é nosso ou é privado?

Nesse momento em que discute-se a reforma do estatuto do Avaí, creio que é importante termos em mente o que queremos. Participar da vida do clube ou simplesmente assistir a tudo? Pense aí.

Anúncios

0 Responses to “Participar ou assistir?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: