O que temos a comemorar em 2013

Anote na agenda as datas em que temos a comemorar grandes feitos da história azurra. Não dá nunca pra esquecer o nosso belo passado.

15 de janeiro – 85 anos do título estadual de 1927. A final do estadual de 1927, entre Avaí e Brasil de Blumenau (o mesmo clube que mais tarde se chamaria Palmeiras e, depois, Blumenau), foi disputada em 15/01/1928, no Campo da Liga (mais adiante, chamado Adolfo Konder). Vitória avaiana por 3×2. Foi o terceiro título estadual do Leão, o primeiro com a participação de clubes do interior.

11 de fevereiro – 75 anos da maior goleada em clássicos. Em 11/02/1938, o Avaí derrotou o Figueirense por 11×2 no Adolfo Konder. Naquele dia, estreou com a camisa do Leão o atacante Saul (autor de um gol), que mais tarde viria a se tornar o maior artilheiro da história do clube e do clássico. (Foto: Memória Avaiana)

17 de julho – 25 anos do título estadual de 1988. O Avaí derrotou o Blumenau por 2×1 na Ressacada, em partida válida pela penúltima rodada do hexagonal final, e conquistou o 12º título estadual de sua história. Foi também o primeiro título do Leão na Ressacada.

26 de julho – 85 anos do primeiro jogo internacional do Avaí. Em 26/07/1928, o Avaí disputou um amistoso contra a tripulação do HMS Capetown (foto), navio inglês que atracou no porto de Florianópolis. Vitória do Leão por 1×0. Pode parecer estranho hoje, mas o Felipe Matos conta que, na época, era comum tripulações de navios ingleses disputarem partidas de futebol, rúgbi e outros esportes quando atracavam. (Foto: Memória Avaiana)

1 de setembro – 90 anos de fundação do Avaí. Foi em 01/09/1923 que os fundadores do clube reuniram-se na casa de Amadeu Horn (foto), primeiro presidente do Leão, na Rua Frei Caneca (bairro Agronômica – na época, chamado Pedra Grande) para criar aquele que mais tarde se tornaria o maior campeão de Santa Catarina. (Foto: Avaí F.C.)

12 de outubro – 30 anos do último jogo oficial do Avaí no Adolfo Konder. Em 12/10/1983, Avaí e Joinville empataram por 0x0 pelo estadual na última partida de campeonato jogada no estádio que tantas glórias azurras viu. (Foto: Memória Avaiana)

11 de novembro – 5 anos do acesso à Série A. Em 11/11/2008, o Avaí derrotou o Brasiliense por 1×0 na Ressacada, gol de Evando (foto) pela 35ª rodada da Série B, e garantiu o retorno à Série A, que não disputava desde 1979. (Foto: Flávio Neves/RBS)

15 de novembro – 30 anos da inauguração da Ressacada. Dá-se muita importância ao placar do jogo inaugural – Avaí 1×6 Vasco (RJ), amistoso – e às vezes até omite-se que o vascaíno Vílson Taddei fez o primeiro gol da Ressacada pra dizer que Amarildo fez o primeiro gol avaiano. Bobagem. O Avaí é maior que isso. Se o primeiro jogo, em 15/11/1983, foi ruim (ou primeiros, já que o Leão perdeu pra Figueirense e Joinville depois disso e só foi vencer na quarta partida disputada no novo estádio, contra o Criciúma), depois a Ressacada mostrou-se uma grande aliada azurra. Basta ver o retrospecto do Avaí em finais disputadas no estádio.

6 de dezembro – 15 anos do título da Série C. Em 06/12/1998, o Avaí perdeu por 1×0 para o São Caetano (SP) no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP), pela última rodada do quadrangular final da Série C. Mesmo assim, conquistou o título do torneio, o primeiro (e até hoje, único) título nacional do clube, primeiro de uma equipe catarinense em uma das divisões do Campeonato Brasileiro e maior conquista avaiana em 90 anos de história.

17 de dezembro – 40 anos do título estadual de 1973. Em 17/12/1973, no Adolfo Konder, o Avaí derrotou o Juventus de Rio do Sul por 2×1, na última rodada do quadrangular final, e acabou com seu maior jejum de títulos estaduais, que durava desde 1945. Eu não vi, mas dizem que Balduíno, de 1,60m de altura, fez o gol da vitória de cabeça. Realismo fantástico é com a gente mesmo.

Anúncios

0 Responses to “O que temos a comemorar em 2013”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: