30 jogos do Maria

Hémerson Maria completa amanhã a marca de 30 jogos no comando do Avaí. Não é nada, não é nada, é muita coisa num clube que se acostumou a fritar professores nas últimas três temporadas. O último treinador a conseguir essa “enormidade” de partidas na casamata do Leão foi Péricles Chamusca, que orientou os craques azurras durante 34 jogos entre janeiro e julho de 2010.

Foto: Marco Dutra/FutebolSC

Isso, claro, considerando apenas jogos de campeonato, que, pra mim, é o que vale. Chamusca treinou o Avaí também num amistoso em Gramado (RS) contra a amadora Gramadense (eu tava lá e vi ao vivo!) e, ainda, na estreia do Leão na inolvidável Copa da Hora, contra o Vasco. Mas, repito, pra mim só vale, para estatística, jogo de campeonato/torneio oficial. Amistoso contra a Gramadense até eu ganho.

Buenas, e nesses 34 jogos, sendo 22 pelo Catarinense (nos dois primeiros confrontos pelo estadual daquele ano, Edson Neguinho comandou o time “B”), cinco pela Copa do Brasil e sete pela Série A, Péricles Chamusca somou 19 vitórias, oito empates e sete derrotas. Um aproveitamento, muito bom, de 63,72%.

Hémerson Maria, em 29 jogos, soma 16 vitórias, cinco empates e oito derrotas. O aproveitamento é de 60,91%, próximo do de Chamusca. Estou contando também o jogo contra o Grêmio Barueri, quando Hémerson, suspenso, ficou nos camarotes do setor A e Émerson Nunes na casamata. Mas foi o Maria quem escalou o time, treinou-o durante a semana e passou o jogo orientando o auxiliar pelo celular, inclusive quanto às substituições. Pra mim, portanto, era o Hémerson com h o treinador, embora não estivesse dentro do campo, assinado súmula etc.

Lembrando que não sou historiador (minha área de formação é comunicação) e sou apenas um torcedor metido a falar de números. Adoto alguns critérios, como não considerar amistosos para estatísticas ou considerar Grêmio Barueri e Grêmio Prudente (até agora, ninguém me convenceu do contrário) como o mesmo clube, que são diferentes dos critérios que o Avaí oficialmente adota. Fica a gosto do freguês.

Espero, de coração, que ano que vem possa escrever um post falando de Hémerson se aproximando da marca de Silas em sua primeira passagem pelo Leão. Pelas minhas contas (corrijam-me, se for o caso), entre março de 2008 e dezembro de 2009, Silas comandou o Avaí em 107 partidas de Série A (37), Série B (38) e Catarinense (32), com 51 vitórias, 32 empates e 24 derrotas. Aproveitamento de 57,63%.

Acho que demitir treinador, com raras exceções em que o professô não entende nada mesmo, é tentar mascarar erros cometidos pela gestão. Desde que Chamusca se foi (por vontade própria, diga-se), já tivemos Lopes, Benazzi, Silas, Gallo, Cecílio, Ovelha e Maria como efetivos e os interinos Betinho e Neguinho comandando o Avaí, além de Verdini, o do sub-23. Tudo isso em apenas dois anos… É demais. E o resultado, qual foi? Onde estávamos em 2010 e onde estamos hoje?

Hémerson Maria já demonstrou competência. É claro, ele não acerta sempre, erra também, isso é inevitável, assim como tem suas “teimosias”, sob nossa visão de torcedor. Mas, se perder dois ou três jogos, vamos mandá-lo embora? E quem vem? E esse que vir, quanto tempo vai ficar? Se dermos tempo para o Maria fazer um trabalho de longo prazo, não podemos colher resultados?

Anúncios

1 Response to “30 jogos do Maria”


  1. 1 Roberto Cabral 3 de setembro de 2012 às 10:20

    E esse que vir quantos trará e depois de sua saída os deixará por aqui, onerando a folha mensal?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: