Meus outros 13 times

Como o Avaí não joga neste fim de semana, tiro o sábado para falar de outros times que gosto. Já brinquei no Twitter que eu tenho 28 times times espalhados mundo afora. Na verdade, não são tantos. São só 13. Que eu me lembre.

Como um tarado por futebol, acabei adotando um time para torcer em diversos países, além do Avaí, evidentemente. Aliás, na Argentina e no Uruguai tenho até dois.

Cada time escolhi por um motivo diferente, é claro, mas quase sempre ligado à história do clube. Alguns gosto mais, outros não ligo tanto. Três deles são meus favoritos, e torço mesmo, de assistir jogo pela internet sempre que possível, ter camisa e às vezes me arriscar em fóruns de discussão de torcedores na internet. Cada louco com sua mania, né?

Em homenagem aos clubes que adotei para torcer mundo afora, listo-os abaixo e explico os motivos que me levaram a simpatizar com eles. A lista é por ordem de preferência pelos clubes.

CLUBES QUE TORÇO E ACOMPANHO

Argentina

Anotasse o endereço do site?

Clube: Nueva Chicago

Fundado em: 1911

Títulos: 2 Campeonatos Argentinos 2a. Divisão, 1 Campeonato Argentino 3a. Divisão

Por que eu torço: Conheci o Nueva Chicago em julho de 2001, quando eles disputaram um amistoso contra o Avaí, vejam só, aqui em Florianópolis (tomaram 4×1). Anos depois, me mostraram um vídeo (abaixo)de um jogo em que a torcida do Nueva Chicago compareceu em peso (7 mil pessoas) a um jogo fora de casa contra o Independiente em que, pasmem, o Chicago já estava rebaixado. Lindo demais. A torcida aliás, é o que esse time tem de maior. Mas em 2006, pra me fazer apaixonar de vez, o Torito de Mataderos conseguiu o acesso à primeira divisão ao empatar com Belgrano fora de casa em 3×3 na prorrogação um jogo em que perdia por 3×0 e com um jogador a menos. Torito de Mataderos é o apelido do clube, em alusão a um boxeador argentino dos anos 1930, morador de Mataderos, bairro-sede do Chicago, que morreu de tuberculose aos 29 anos. É muita poesia pra um clube só. Virou meu primeiro time na Argentina e contei a história deles no blogue Impedimento. Tenho camisa deles. Pra quem não sabe, uma curiosidade: é o maior rival do Vélez Sarsfield.

Espanha

Camisa ketchup

Clube: Athletic Bilbao

Fundado em: 1898

Títulos: 8 Campeonatos Espanhois, 23 Copas do Rei da Espanha, 1 Supercopa Espanhola

Por que eu torço: O Athletic é um clube sui generis. Só aceita em seu time jogadores que tenham identificação (que nasceram ou moram desde criança) com a região do País Basco, onde fica Bilbao, e da vizinha Navarra. Ou seja, tem uma identificação muito forte com sua comunidade. Acho isso muito bonito. E nem por isso deixa de ser um clube vitorioso, pois é o quarto em títulos do Campeonato Espanhol e o segundo em títulos da Copa do Rei. Além disso, nunca caiu para a segunda divisão, feito só igualado pelos ricos Barcelona e Real Madri. Claro, com esse limite de só ter jogadores “locais”, o Athletic não consegue competir com os endinheirados e multinacionais Barça e Real nessa época de futebol-negócio: faz 27 anos que não ganha um título. Mas o clube segue firme e forte com sua filososia. Foi vice-campeão da Copa da Uefa e da Copa do Rei em 2012. Tenho camisa deles.

Uruguai

Abraço, Loco!

Clube: Peñarol

Fundado em: 1891

Títulos: 3 Mundiais de Clubes, 5 Libertadores, 48 Campeonatos Uruguaios

Por que eu torço: Conheci o Peñarol na Copa Parmalat (lembram?) e gostei do uniforme e tal. Mais tarde, conheci mais sobre a história do clube e os grandes jogadores que passaram por lá. Gosto tanto do Peñarol (tenho camisa e flâmula deles) que torço contra o rival deles, o Nacional. Logo, como Loco Abreu torce pro Nacional e joga no Figueirense, é meu inimigo mortal (tô brincando, claro).

CLUBES QUE TORÇO, MAS POUCO ACOMPANHO

África do Sul

Grande Mandela!

Clube: Kaizer Chiefs

Fundado em: 1970

Títulos: 1 Recopa Africana, 11 Campeonatos Sul-Africanos

Por que eu torço: É o time do coração de Nelson Mandela, personagem mais-que-sensacional. Bastou-me para simpatizar com o Kaizer Chiefs. Tenho uma camisa deles.

Alemanha

Torcida do Mönchegdhsgabdkfncdsngladbach

Clube: Borussia Mönchengladbach

Fundado em: 1900

Títulos: 2 Copas da Uefa, 5 Campeonatos Alemães, 3 Copas da Alemanha, 1 Campeonato Alemão 2a. Divisão

Por que eu torço: O que me chamou a atenção nesse time foi o nome destroncado. Conheci-o na Copa de 1994, porque havia um jogador da Suécia, que enfrentou o Brasil naquele Mundial, que jogava nesse time. Martin Dählin era o nome da fera. Hoje em dia o que mais me orgulha é saber que é um dos times alemães que mais investe nas categorias de base. Tenho uma camisa deles.

Argentina

Baita estádio, baita torcida

Clube: Boca Juniors

Fundado em: 1905

Títulos: 3 Mundiais de Clubes, 6 Libertadores, 2 Copas Sul-Americanas, 1 Supercopa Sul-Americana, 4 Recopas Sul-Americanas, 24 Campeonatos Argentinos, 2 Copas Argentina

Por que eu torço: Conheci o Boca no início da década de 1990, num jogo deles contra o São Paulo no Morumbi, pela Supercopa. De imediato, gostei da camisa e das cores. Depois, vi a Bombonera num jogo deles contra o Cruzeiro pela Libertadores de 1994, em que um tal de Ronaldo jogou muito, e achei um estádio animal. A simpatia só aumentou quando Diego Maradona voltou ao Boca, em 1996, e, depois, com o time de Riquelme, Palermo, Córdoba etc., que ganhou o mundo. Tenho duas camisas deles.

Chile

É o Zenon ali?

Clube: Palestino

Fundado em: 1920

Títulos: 2 Campeonatos Chilenos, 2 Copas do Chile, 2 Campeonatos Chilenos 2a. Divisão

Por que eu torço: Não é tão comum um clube fundado por palestinos na América do Sul, né? Isso me fez gostar deles. Para quem não sabe, Elias Figueroa jogou no Palestino, em 1978, ano do segundo e último título do clube na primeira divisão.

Colômbia

¡Hola!, ¿Qué tal?

Clube: Junior (antes chamado Atlético Junior)

Fundado em: 1924

Títulos: 7 Campeonatos Colombianos

Por que eu torço: O Junior é de Barranquilla, cidade onde Gabriel García Márquez morou na juventude, e é citado no livro Viver para contar, deste ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 e meu autor favorito. Gabo dá a entender que simpatizava com o clube. O Junior teve entre seus grandes ídolos Heleno de Freitas e até Garrincha passou rapidamente por lá. Pra completar, seu mascote é o fornicador Tiburón Willy (ver vídeo abaixo). Isso tudo me fez torcer por eles.

Itália

Linguarudo

Clube: Juventus

Fundado em: 1897

Títulos: 2 Mundiais de Clubes, 2 Copas dos Campeões da Europa, 3 Copas da Uefa, 1 Recopa Europeia, 1 Supercopa Europeia, 28 Campeonatos Italianos, 9 Copas da Itália, 1 Campeonato Italiano 2a. Divisão

Por que eu torço: Nos anos 1990, o Campeonato Italiano passava na Band, lembram? Época do “Carequinha Lombardo”, quando os jogos eram comentados pelo Silvio Lancelotti. Cheguei a simpatizar com a Internazionale, mas virei Juventus por causa do Roberto Baggio, que jogava muita bola. Hoje acho bacana que, diferentemente dos rivais Inter e Milan, a Juve investe em jogadores italianos. Ganhou o último campeonato com oito italianos como titulares.

Paraguai

Quanta gente, oh, quanta alegria!

Clube: Olímpia

Fundado em: 1902

Títulos: 1 Mundial de Clubes, 3 Libertadores, 1 Supercopa Sul-Americana, 2 Recopas Sul-Americanas, 39 Campeonatos Paraguaios

Por que eu torço: Em 1999, a torcida do Olímpia engrossou a massa que foi às ruas protestar contra o presidente do país na época, ignorando que naquela mesma noite seu time jogava contra o Corinthians, em Assunção, pela Libertadores. Um grau de politização que não se vê aqui, no “rico” Brasil. Adotei o Olímpia como meu time paraguaio desde queêm fiquei sabendo dessa história. E eles têm a camisa alvinegra mais bonita do mundo.

Uruguai

Wanderers: como não sê-lo? (forcei, haha…)

Clube: Montevidéu Wanderers

Fundado em: 1902

Títulos: 3 Campeonatos Uruguaios, 4 Campeonatos Uruguaios 2a. Divisão

Por que eu torço: É uma longa história. Era uma vez um blogue chamado Impedimento. Esse blogue, que falava sobre futebol sul-americano, passou a organizar a cada semestre campeonatos de futebol em Porto Alegre chamados ImpedCopa. Num belo dia de 2011, este que vos escreve, que lia o blogue desde 2005, decidiu participar do campeonato, no qual todos os times são nomeados em alusão a esquadrões sul-americanos. O meu, no caso, foi o Montevidéu Wanderers. Descobri que é um clube tradicionalíssmo e que leva o apelido de Los Bohemios e Los Vagabundos, numa “homenagem” aos seus fundadores, rapazes de reputação nada ilibada para os padrões da época (o próprio nome Wanderers significa “vagabundos”). Sensacional.  Simpatizei, me identifiquei e adotei como segundo time no Uruguai. Recomendo ouvir o hino deles, tocado num ritmo bem curioso (não sei o nome).

CLUBES QUE GOSTO, MAS NÃO ACOMPANHO MUITO

França

Uhuu!

Clube: Nantes

Fundado em: 1943

Títulos: 8 Campeonatos Franceses, 3 Copas da França

Por que eu torço: Futebol francês é um troço sem sal nenhum, mas simpatizo com o Nantes desde que os vi jogar a semifinal da Copa dos Campeões da Europa em 1996, quando deram trabalho pra Juventus. Nenhum motivo especial, apenas gostei do uniforme, que é amarelo e verde, e que ainda não tenho. O clube, um dos mais vitoriosos da França, está na segunda divisão desde 2009.

Inglaterra

Ah, um desses sobre o Avaí… Ia ser massa, hein?

Clube: Newcastle

Fundado em: 1892

Títulos: 4 Campeonatos Ingleses, 6 Copas da Inglaterra, 3 Campeonatos Ingleses 2a. Divisão

Por que eu torço: Gostei desse time ao vê-lo jogar contra o Barcelona em 1996 e ganhar por 3×2, com grande atuação de Faustino Asprilla. Não sou um grande fã do futebol inglês atual (leia e entenda o porquê) e pouco acompanho o Newcastle. Mas acho bacana saber que tem uma das torcidas mais fanáticas do país mesmo tendo vencido seu último Campeonato Inglês em 1927 e a última Copa da Inglaterra em 1955. Deve ser meu lado sofredor que me faz gostar deles.

Deixe um comentário

Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


