A visão do Guto

Comentário do Guto Atherino, do blogue De Canhota, de onde tirei vários dados pro post “A relação entre preço e público“. Traz algumas reflexões legais. Mais um da série “para pensar”, principalmente se tu, assim como eu, não tem respostas prontas para tudo.

Particularmente, acredito que a presença da torcida no estádio ainda é muito dependente de resultados (leia-se campanhas motivantes), ou seja, mesmo considerando uma parcela de culpa para a política de preços com o torcedor não o vejo como principal fator influenciador para a curva decrescente nos gráficos.

Aliás, política de preços eu entendo ser menos importante do que política de relacionamento com o torcedor. Claro que as duas estão interligadas, mas esta sim deve ser trabalhada com muito mais atenção e tem o poder de diminuir a dependência por resultados.

Nesse sentido, de melhor trabalhar o relacionamento com o torcedor, a sua sugestão de pesquisas qualitativas é perfeita. O duro é que no Brasil, e potencializado em Floripa, tudo vira piada. Ou seja, já vi muito esforço do pessoal do clube não vingar por pura chacota da torcida. A força da crítica pejorativa é grande.

Do mais, outras considerações:
– entendo o seu argumento de que a participação isolada em algumas competições impossibilita uma melhor análise contínua, mas podemos utilizá-las se o estudo juntar todas as competições por ano. Ou seja, em 2010 junta Catarinense, Série A, Copa do Brasil e Sul-americana. Já em 2011, Catarinense, Série A e Copa do Brasil. E em 2012, Catarinense e Série B. Não deve alterar muito, mas acho importante pois a Sul-americana em 2010 e a Copa do Brasil em 2011 foram as principais campanhas do Avaí nesses anos;

– já que a proposta é analisar a relação Preço X Público, seria interessante fazer um levantamento mais detalhado de quanto custou o ingresso e a mensalidade de sócio média em cada período. Não deve ser fácil, mas seria fundamental para validar ou não o senso comum que acreditamos de que a política de preços do clube é a grande vilã;

– na mesma linha do tópico anterior, seria interessante avaliar o crescimento do PPV. Será que está realmente acontecendo uma migração dos torcedores? Lembro que inicialmente era muito caro assinar os canais, hoje nem tanto.

Anúncios

0 Responses to “A visão do Guto”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja sócio

Divirta-se com amigos

No Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: